quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PARAFINA FU WAX É AQUI NA WAVE TOOLS

Julian Wilson
Uma Formula mágica criada nos anos 60 e hoje em dia é frequentemente considerada pela maioria dos surfistas do WSL como a melhor parafina produzida até hoje


Matt Wilkinson


Tudo começou por volta de 1966, os irmãos Fuad, Wady e Elias Mansur, vivendo no Brasil o sonho californiano, "lay back style", era a lei da preguiça, da inércia, do menor esforço e da consciência tranquila. Os surfistas idolos eram Phil Eduards e Paul Strauch Jr. Nesta época, no Brasil não havia artigos de surf, nem lojas especializadas, e todos que surfaram nos anos 60 no país, faziam suas próprias parafinas, que escorregavam demais e era muito inseguro surfar. Um certo dia o jovem surfista Fuad Mansur recebeu uma informação de um químico, para usar um certo tipo de material na fabricação da parafina. fato que deu resultado, o ano era o de 1970, e foram lançadas as primeiras Fu Waxes usáveis. DE 1973 a 1987 foram anos de muita pesquisa para o pessoal da Fu wax. Eles viviam dentro do laboratório, produzindo de 3 a 5 barras por dia somente, cada uma com uma fórmula diferente. E iam para dentro da água testar o produto e no final do dia, se reuniam para cada um dar seu parecer sobre a senssação de segurança sentida em cima da prancha. Era analizada com os níveis de 1 a 10, e eles ficaram no nível 3 por quatorze anos, dizem que a década de 70 foi um período de batalhas e derrotas para a Fu Wax, pois a qualidade do produto não saia do nível 3. Edgar Panzoldo, surfista que trabalho na Fu Wax conta que o Fuad gastava cada vez mais dinheiro para manter o laboratório e suas pesquisas, com um grupo de 5 pessoas. E esse grupo ficou unido durante quase 20 anos e nenhum deles trabalhava, viviam para pesquisar e testar o produto na água. Ele chegou a gastar toda a herança que seu pai lhe deixou, nesses vinte anos de pesquisa(dizem que foi uma fortuna). Em 1987 tudo melhorou, quando houve no laboratótio um erro no ponto de fusão de uma certa matéria prima. E foi produzida uma parafina com a textura ideal para água gelada. A Fu Wax, como de costume, ia todos os anos para o sul do Brasil, testar as parafinas perto das gélidas águas do Uruguai e Argentina. Fizeram as malas e partiram para Torres, no sul, testar as parafinas que sairam com o ponto de fusão errado. Eram apenas 3 barras de parafina de 80 gramas cada, e eles percorremos 1600 kilometros para testa-las nas gélidas correntes da Patagônia. Chegaram num final de tarde em Torres Beach e ao surfar a primeira onda Fu sentiu uma sensação de segurança sob a sua prancha jamais sentida antes, e todos ficaram em extase, pois tinhamos chegado ao nível 10. Era quase de noite, após terem surfado 2 horas numa água congelante, todos foram tomar banho quente.


Nat Young
O Fuad continuou dentro do mar e ficou extasiado com a aderência que ele tinha experimentado pela primeira vez, depois de 2 horas numa água congelante, a parafina não perdia aderência. Ficou até escurecer no mar e desmaiou ao sair com hipotermia. Ficou dois dias no hospital, ao sair criou o slogan da Fu Wax "Aderência Levada a Sério". Fu Wax é uma fábrica 100% artesanal com produção limitada.


Peter Mel e Martin Potter

Em fato ela pertence a cinco surfistas que vieram dos anos 60. Eles se dedicaram a desenvolver o produto durante anos e cederam seus direitos ao Fuad, que foi a pessoa que liderou o grupo colocando dinheiro, e perseverando mais do que qualquer um no grupo. Voltando aos velhos dias da preguiça e da inércia, aos dias atuais do pró surfing, pensando tudo que aconteceu a esse grupo da Fu Wax, eu tenho certeza que todos que surfam hoje em dia, devem uma onda de gratidão a eles. -Edgard Panzoldo amigo e ex colaborador da Fu Wax Pesquisa.
 
Ross Williams, Shane Dorian, Kelly Slater e Strider Wasilewski. 

Estoque renovado de parafinas aqui na
Wave Tools em Porto Alegre - RS,
Av. Brino, 82
Telefone: (51) 8411-2753

Nenhum comentário:

Postar um comentário