domingo, 17 de janeiro de 2021

PRAIA DA BARRA (BARRINHA)



            A Praia da Barra é uma pequena baía localizada entre as Praias do Ouvidor e a badalada Praia da Ferrugem, a praia possui um clima familiar, algumas pousadas e muitas casas de veranistas fazem do local tranqüilo, atualmente a Lagoa que separa a Barra da Ferrugem, desemboca no canto norte da praia, tornando-se assim uma das atrações do local, no verão é possível ver muitas famílias as margens da Lagoa, um recanto natural de águas límpidas e tranqüilas para a felicidade da criançada.

            Se surfa uma direita forte e rápida junto a um pequeno pontal de pedras.

            Mas a Lagoa também favorece os pescadores locais, trazendo muita fartura de diversas espécies de peixes, camarões e siris.


            Já para a raça do surf a mesma Lagoa favorece na formação da bancada de areia, deixando assim as ondas no Canto Norte com ótima formação, tem seus dias e normalmente quando rolam boas ondas o crowd fica intenso.

            O acesso até a Praia da Barra é feito através do trevo de entrada junto a BR 101 no Município de Garopaba, trafegando pela SC 434 sentido a Praia Central, percorre-se aproximadamente 10 km até o seu acesso, entrando em uma estrada de terra com 3 km de distancia.

            Porto Alegre – Praia da Barra 400 km.

            Florianópolis – Praia da Barra 70 km.


            Condições para surf: com vento sul e ondulação do mesmo quadrante se surfa uma direita forte e rápida junto a um pequeno pontal de pedras, localizado junto ao canto sul da praia. Já com vento do quadrante norte com fraca intensidade, ondulação de leste/nordeste se surfa boas esquerdas ao lado do Sambaqui.

            Dicas importantes: quando a barra esta fechada, ou seja, quando as águas do mar não chegam até a Lagoa da Encantada, é possível ir de uma praia a outra de carro, passando pela areia da praia. Quando a barra esta aberta, basta atravessar a lagoa que normalmente apresenta (20 m de largura) com a água na altura do joelho em alguns casos chegando até a cintura. Importante não esquecer que não vale apena arriscar o acesso motorizado até a beira da praia em dias de mais vento, pois é comum formação de camadas de areia mais fofa facilitando o atolamento do veiculo.


Fonte: Revista South Surf nº 5 (www.southsurf.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário