terça-feira, 6 de abril de 2021

O QUE É SWELL


 

Swell - Conjunto de sequências de ondulações, que viajam sobre o oceano, vindas de áreas longínquas, aonde elas foram criadas por tempestades que provocam ventanias sobre grandes áreas oceânicas, chamadas de pistas de vento.

 

As ondas que se formam nestas pistas de vento são chamadas de vagas, ou vagalhões, quando possuem tamanho avantajado. As vagas geralmente não possuem uma direção coerente nem possuem formato definido, mas quando se afastam da pista de ventania que as criou, para áreas de oceano com vento fraco, as vagas tendem a se alinhar e se agrupar em séries, surgindo então os swells.

 

Um determinado swell possui direção, velocidade e tamanho bem definidos, e que funcionam na prática como uma impressão digital do swell, diferenciando-os das outras ondulações sobre o oceano. O Espectro de ondas define quais os swells que estão viajando sobre o oceano em um determinado ponto, porque diferentemente do vento, podem existir vários swells no oceano ao mesmo tempo.

 

Quando o swell chega à praia, dependendo de suas características, as ondas irão aumentar de tamanho e força. Como um determinado swell tem uma direção bem definida, esta direção irá definir boas ou más condições para a prática do surfe em um certo local (ou pico) de surfe.

 

Como o surfista depende das ondas do mar para praticar o surfe, está constantemente sondando a meteorologia para tentar descobrir os melhores dias para surfar. Atualmente existem programas de computador chamados modelos de ondas, que simulam o comportamento das ondas de acordo com a previsão do vento que sopra sobre os oceanos.

Com o advento da Internet a previsão de ondas pôde ser divulgada com mais facilidade, e de maneira rápida, provocando uma verdadeira revolução no mundo do surfe, que agora não mais depende da sorte e da adivinhação para prever as condições ideais para a prática do esporte. Sendo assim, o surfista que consulta constantemente os modelos de ondulação pode estar na praia para surfar nos momentos certos, ocupando os outros dias com as demais atividades que deve exercer, como estudar, trabalhar e cuidar de sua família, pois um swell pode durar apenas um único dia, sendo que as melhores condições para o surfe podem durar apenas algumas horas.

 

Modelos de ondulação

O modelo de ondas mais utilizado mundialmente é o Wavewatch de terceira geração, com ele pode-se prever com antecedência de uma semana a chegada de um swell. Existem vários institutos meteorológicos que atualmente operacionalizam este modelo de ondas em seus computadores, criando mapas de ondas para todos os oceanos, alguns deles são: CPTEC/INPE - Brasil; FNMOC - Marinha americana; NOAA - Órgão do governo americano.

Fonte: Site Puro Surf (www.purosurf.com.br)


Informativo nº 212

 

Wave tools surf consertos (51) 98411-2753




Nenhum comentário:

Postar um comentário