Wave tools surf consertos (51) 8411-2753
.
RECICLANDO LIXO, PRESERVANDO VIDAS
.
Materiais como eletrodomésticos, pilhas e lâmpadas exigem cuidados especiais, pois possuem metais pesados que contaminam o meio ambiente e podem causar doenças sérias ao homem. Veja o que fazer com cada um deles:
PNEUS: sua queima libera gases tóxicos, sua armazenagem inadequada pode transforma-lo em criatório de mosquitos. O melhor é dispensa-lo em revendas, que podem encaminha-los as fabricas. Caso precise armazena-los, evite lugares muito quentes, pois são de fácil combustão, e fure-os para que não acumule água.
PILHAS: as pilhas alcalinas têm modo de produção regulamentado e podem ser jogadas no lixo domestico. As pilhas comuns e baterias devem ser devolvidas aos estabelecimentos que comercializam esse tipo de produto.
LÂMPADAS FLUORESCENTES: as lâmpadas fluorescentes contem mercúrio, que contamina o solo, o lençol freático e pode chegar à cadeia alimentar do homem. Separe as lâmpadas e embale-as bem para que não machuquem quem as coleta.
REMÉDIOS: mais uma chance de ser solidário. Fique atento à validade dos medicamentos. Se não for usa-lo mais, destine-o a entidades assistenciais. Caso estejam vencidos, descarte o conteúdo no vaso sanitário e a embalagem conforme sua origem. Isso evita que crianças, pessoas desinformadas ou animais ingiram a substancia.
ELETROELETRÔNICOS: o descarte de aparelhos eletroeletrônicos causa sérios problemas ambientais, porem ainda não há legislação que responsabilize os fabricantes por sua destinação. Com o aumento de acesso da população a equipamentos mais modernos, o numero de aparelhos descartados cresce.
Diferente de antigamente, hoje eles são substituídos a cada lançamento. É nessa hora que você tem uma grande oportunidade de exercer sua cidadania. Doe! Procure assistências ou olhe para o lado, pois muitas vezes há alguém bem próximo precisando daquilo que não lhe serve mais. Caso o aparelho esteja estragado e não tenha conserto, procure uma assistência técnica que utilize peças para reposição. Se for necessário descartar geladeiras e ar condicionados, chame uma autorizada para retirar o gás refrigerante antes.
CARTUCHOS DE IMPRESSORA: a reciclagem e a reutilização são palavras de ordem também quando o assunto é cartuchos de impressoras. A recarga, alem de diminuir o custo para o consumidor, reduz o gasto energético com a produção e evita o descarte das embalagens plásticas.
Quando não for possível fazer a recarga, o cartucho deve ser jogado no lixo seco, para que o plástico seja reciclado.
Fonte: Jornal Popular Catarinense nº 983 (http://www.jopopular.com.br/)