quarta-feira, 22 de junho de 2016

PRATO COLORIDO É PRATO MAIS SAUDÁVEL


As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estes pigmentos coloridos dos vegetais e frutas protegem nossas células contra a ação dos radicais livres (substancias que danificam as células e causam doenças).

Quanto mais cor houver no seu prato, mais tipos de substancias que ajudam a combater os radicais livres serão ingeridos alem de outros nutrientes. Veja os benefícios proporcionados pela cor dos alimentos.

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            Alimentos brancos: o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

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            Alimentos amarelos: o mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e acido cloro gênico. São substancias que mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

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            Alimentos vermelhos: o tomate, o pimentão, a beterraba, a maça, o morango, a melancia e a cereja apresentam antioxidante como o licopeno e a vitamina C. São importantes para proteger contra o aparecimento de câncer de próstata, estimulam a circulação sanguínea, combatem o cansaço e a depressão. Ainda apresentam flavonóides, que são fotoquímicos antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

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            Alimentos verdes: os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão, e as ervas contem vitamina A e clorofila, importante energético celular. São importantes pois desintoxicam as células, inibem os radicais livres, protegem o cabelo e a pele. Impedem que o organismo absorva as substancias químicas.

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            Alimentos marrons: as fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. Tais substancias e nutrientes tem importância vital no organismo porque melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

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            Alimentos arroxeados: os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou o repolho-roxo contem acido elágico, substancia que retarda o envelhecimento e neutraliza as substancias cancerígenas antes mesmo de elas alterarem o código genético. Também auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. Também contem boa quantidade de ferro.

Fonte: Dr. Durval Ribas Filho (Presidente Associação Brasileira de Nutrologia).



Informativo nº 137

 

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(51) 8411-2753


 


terça-feira, 7 de junho de 2016

VENHA PARTICIPAR E CONCORER A UM KIT WAVE TOOLS


Venha participar nos meses de Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro de 2016 do sorteio de um Kit Wave Tools.