quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PARQUE ESTADUAL DA GUARITA – TORRES – RS - BRASIL



O município de Torres, localizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, possui um dos principais pontos turísticos do Brasil, o Parque da Guarita.

            Horário de funcionamento do parque: Diariamente das 08h às 20h. Na Rua Caxias do Sul, s/n – E-mail: parquedaguarita@torres.rs.gov.br – Fone: (51) 3364-1411- Ramal 246.


            ASPECTOS GEOLOÓGICOS: O nome da cidade de Torres se dá devido às formações rochosas existentes na faixa de praia – Torres Norte, do Meio e Sul, além da pequena Torre da Guarita. Essas formações têm origem nos eventos vulcânicos (basalto) ocorridos na época da separação dos continentes Africano e Americano. A pedra da Guarita tem sua base formada por arenito (Arenito Botucatu) e, seu ápice, por basalto. O derramamento de basalto que originou a formação da pedra da Guarita e das outras torres é o mesmo que formou a Serra Geral.


            BIODIVERSIDADE: O Parque da Guarita apresenta uma grande parcela da biodiversidade regional, em função de que em seu interior são encontrados vários ambientes (dunas, banhados, morros e lagos) e a própria faixa de praia. Os jacarés foram removidos em função de que o parque não reúne as condições adequadas para estes animais, e também pelos riscos em potencial aos freqüentadores do parque.


            FLORA: O parque esta inserindo no Bioma Mata Atlântica. Apresenta em sua composição uma mata de Restinga com predominância em herbáceas e arbustos, com algumas espécies arbóreas, entre as quais a Aroeira, Araçá, Quaresmeira e Capororoca.



            FAUNA: Por possuir ambientes diversificados, o parque apresenta uma grande diversidade faunística, tendo espécies representadas em diversos grupos tanto de vertebrados (Tuco-tuco, Gambá de orelha branca, Anu-branco, Frango D’água, Gavião Chimango, Caruja Buraqueira, Cágados; Teiú, Cobra D’água, Sapo Cururu) quando de invertebrados (Borboletas; Gafanhotos; Caramujos; Mariscos; Caranguejos; Tatuíras e Bolacha da Praia).
 


 
Informativo nº 87
 
Wave tools surf consertos (51) 8411-2753

Nenhum comentário:

Postar um comentário