domingo, 3 de maio de 2009

COMO DIFERENCIAR FEBRE AMARELA DA GRIPE SUÍNA

Febre Amarela
Doença infecciosa, causada por um vírus que ataca o fígado, os rins e o sangue. Chama-se amarela porque um dos sintomas é a icterícia - pele e olhos amarelados.
O mosquito infectado com sangue de animais doentes (como macacos) pica a pessoa, que contrai o vírus. De três a seis dias depois, começam os primeiros sintomas, semelhantes aos de uma gripe.
Causa febre, amarelidão, dores de cabeça e no corpo e calafrios. Pode atacar fígado e rins, e o portador passa a ter crises de vômitos e diarreia. Com o agravamento, pode haver diminuição ou ausência de urina, sangramentos e confusão mental.
Não passa de pessoa para pessoa. É sempre transmitida por um mosquito.
.
Gripe Suína
Doença respiratória aguda contagiosa que leva a um quadro de infecção respiratória. Acredita-se que o vírus tenha vindo de mutações originadas em porcos. Chama-se gripe suína porque, geneticamente, ela é semelhante aos vírus que atingem porcos.
Os sintomas da doença são febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse.
As primeiras pessoas infectadas provavelmente tiveram contato com porcos. No entanto, agora, o contágio está ocorrendo pelo contato próximo entre uma pessoa e outra, especialmente por gotículas de saliva, lançadas no ar pela tosse ou por espirros. Beijos, apertos de mão e compartilhamento de pratos e talheres devem ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário