sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ENTORSE DE TORNOZELO


Wave tools surf consertos
.
ENTORSE DE TORNOZELO
.
O tornozelo é formado pela união de três ossos: tíbia, fíbula e talus. A estabilidade do tornozelo se dá através dos ligamentos. As lesões dos tornozelos são causadas por uma súbita aplicação de força que excede a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão. Após o trauma, os ligamentos do tornozelo podem ser estirados ou rompidos, e podem resultar em ruptura parcial ou total do ligamento.
.
A lesão nos tornozelo tem uma incidência de 3,4% durante a pratica do surf. Pode gerar problemas muitas vezes mais complicados. As manobras como floaters e aéreos, estão entre as principais manobras que lesionam o tornozelo.
.
A dor, o inchaço e a limitação do movimento, muitas vezes dificultam o exame inicial. A palpação dessa região é muito dolorosa e pode ficar roxo. A lesão por entorse do tornozelo recebe a graduação de entorse grau I, II e III.

O diagnostico da lesão é feito por exames radiológicos, testes de instabilidade e ultra-sonografia. A avaliação medica determinara a necessidade de um tratamento de fisioterapia ou a imobilização por um período de tempo. A cirurgia é indicada apenas em casos de grau III.
.
Lembre-se de que a recuperação da lesão deve atingir três objetivos: recuperar o movimento, recuperar a força e recuperar o equilíbrio e a coordenação.
.
Uma lesão mal curada e recorrente poderá deixar uma dor residual persistente em alguma parte da articulação, dependendo do movimento e uma grande instabilidade articular.
.
Consulte seu medico e inicie o tratamento de fisioterapia. Lembre-se sempre que a principal causa de lesões esportivas é uma lesão mal curada.
Fonte: Andreia Fornaro (Especialista em Ortopedia Esportiva, Pilates e Terapias Manuais.
Fonte: Jornal Drop nº 96 (www.jornaldrop.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário