sexta-feira, 25 de março de 2011

FUNDOS



As principais variáveis do fundo da prancha são as curvas de fundo (rocker) e o formato da sua superfície. As curvas mais acentuadas são usadas em pranchas para ondas maiores e mais cavadas, e curvas menos acentuadas em pranchas menores e para ondas cheias. Existe uma infinidade de possibilidades de configurações de fundo. Você pode usar um concave no meio da prancha, passar para double concave entre as quilhas e deixar flat na rabeta, por exemplo. Aqui estão os básicos.
.
Flat: o fundo reto é o mais básico e o que menos interfere no funcionamento da prancha, normalmente usado do meio para o bico.
.
V-botom: o fundo em “V” é mais usado nas pranchas medias e grandes, principalmente na área entre as quilhas. Ela facilita a troca de bordas, mas tende a diminuir a velocidade da prancha. Isso pode ajudar em ondas grandes e tubos mais cavernosos.
.
Concave: o fundo côncavo é oposto ao fundo em “V”, aumentando a pressão do fluxo de água que corre pelo fundo da prancha devido a sua canalização. Isso gera mais velocidade.
.
Double concave: uma combinação funcional para pranchas medias e grandes é o canal duplo entre as quilhas. Deixa a prancha com uma troca de borda mais sensível e projetável pelo trabalho dos dois concaves.
.
Canaletas: as canaletas foram muito usadas nas décadas de 80 a 90. Sua função é semelhante a do fundo côncavo: aumentar a velocidade de saída da água, canalizando seu fluxo. Mas também há shapers que gostam do efeito de direcionamento de mais água para as quilhas. Podem ser retas ou curvas, feitas entre as quilhas ou até mais próxima ao meio da prancha. A verdade é que essa opção é motivo de estudos até hoje e deve ser utilizada para quem sabe, ou imagina, exatamente o que procura.
Fonte: Guia de Pranchas Fluir nº 300 (http://www.fluir.com.br/)

Informativo nº 136

Wave tools surf consertos (51) 8411-2753

Nenhum comentário:

Postar um comentário