segunda-feira, 14 de junho de 2010

DEEP SIX – PEQUENA NOTÁVEL


Wave tools surf consertos
. DEEP SIX – PEQUENA NOTÁVEL
. Quando Kelly Slater surgiu na praia na manhã do dia 12 de dezembro de 2008 para as fazes finais do Pipe Masters, olhares incrédulos voltaram-se para a prancha que o maior campeão de todos os tempos carregava embaixo do braço. De imediato o publico e imprensa começaram a questionar a atitude de Slater, que enfrentaria seus oponentes surfando algo incomum em Pipeline. “Essa é a prancha mais estranha que já vi”, exclamava um dos espectadores. “Não é possível que isto funcione”, dizia outro. Mas, ao final do campeonato, todas as incertezas com relação aquela prancha “esquisita” terminaram. Além de levantar a taça de campeão, Kelly foi o protagonista da melhor bateria do evento, a semifinal contra o californiano Tim Reyes, quando arrancou uma nota 10 dos juízes (somando 19 dos 20 possíveis) e mostrou um controle singular nas paredes verticais de 6 a 8 pés de Backdoor.
. CONCEITO: Apelidada “Deep Six”, a pequena triquilha 5’11” (com 18 ½” de largura e 2 1/2” de espessura) foi a prancha mais comentada na temporada havaiana. Pelo fato de ter um design inovador e apresentar um conceito diferente em termos de pranchas de alta performance para ondas grandes, virou assunto de discussão por meses a fio nas rodas de surfistas e mestres da plaina em todo mundo.

Desenvolvida por Kelly Slater no software CAD da Channel Island e depois shapeada pelo próprio, o protótipo nasceu basicamente da combinação de dois designs convencionais: uma prancha beirando 6’0” e um semigun. “Peguei o modelo de uma prancha pequena e coloquei em cima de uma 7’0” no computador. Mexi um pouco deixando o rocker quase todo flat, estendi a rabeta e depois calculei o bico. Foi um tiro no escuro”, simplifica o eneacampeão mundial. Em outras palavras, da rabeta até algumas polegadas à frente do centro, no wide point (ponto de largura máxima), esse designe tem as mesma características de uma semigun com cerca de 7 pés. “A rabeta é bastante estreita. O meio (espessura) é tão grosso e volumoso quanto o da minha 6’10”, detalha Slater. Já do wipe point até o bico, o shape é parecido com o de uma pranchinha, com outline mais curvo e curto.

A ambição de Slater foi tentar desenvolver uma prancha pequena que conseguisse alcançar os mesmos resultados de uma prancha grande, principalmente em ondas fortes e tubulares. “Peguei todos os elementos das pranchas que estou acostumado a surfar e juntei tudo de uma forma diferente”, resume Kelly. Segundo Al Merrick, shaper do floridiano há mais de 20 anos, Slater descobriu o volume real de uma prancha para determinada situação. “O modelo é pequeno, mais ainda possibilita ao surfista entre na onda e também percorrer diferentes caminhos na parede”, afirma o proprietário da Channel Island, Al Merrick, que ajudou a desenvolver e deu o toque final no protótipo.
. SEGREDO: Não é de hoje que shapers e surfistas vem buscando uma formula para criar uma prancha capaz de apresentar o mesmo desempenho da “Deep Six”. Adaptações feitas em modelos convencionais e antigos e o uso de novos materiais não chegaram ao resultado desejado.

DESCOBERTA: A idéia de Kelly de inventar um modelo como a “Deep Six” surgiu a alguns anos em Haleiwa, no North Shore, durante uma sessão de surf com uma prancha quebrada. Após continuar surfando com o bico da sua semigun partido, Slater percebeu algo diferente na prancha que estava debaixo dos seus pés. “Na realidade ela começou a funcionar melhor”, recorda Kelly. “O peso e o balanço do bico desse tipo de prancha são totalmente desnecessários”, afirma o fenômeno. E esse fator foi fundamental na hora de Slater arquitetar sua 5’11”. Além de deixar o bico curto, optou por colocar uma curva mais acentuada no mesmo. Tudo isso fez com que a prancha pudesse completar drops atrasados facilmente e tivesse maior aceleração através das seções da onda. Em poucas palavras, o modelo permitiu a Slater surfar ondas mais pesadas e profundas com a fluidez que somente uma prancha pequena pode oferecer. Fonte: Guia de Pranchas Fluir 2009 (www.fluir.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário