quinta-feira, 24 de junho de 2010

LEPTOSPIROSE


Wave tools surf consertos
. LEPTOSPIROSE
.
Leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira interrogans, encontrada na urina de alguns animais, principalmente nos ratos. A contaminação ocorre quando a bactéria penetra na pele de pessoas que têm contato com água contaminada pela urina desses animais. Durante e após as enchentes, acontece a contaminação. Pessoas que limpam bueiros e fossas também estão expostas ao contágio. .
Quais os principais sintomas da doença? Febre alta com calafrios que começam de forma súbita, acompanhados de dores musculares em todo o corpo, especialmente nas panturrilhas (batatas da perna), dores de cabeça e barriga, enjôos, vômitos e diarréia. Os sintomas começam, geralmente, após 3 a 14 dias do contato com a bactéria. Em algumas pessoas a doença torna-se grave e pode causar icterícia (olhos amarelos), falha no funcionamento do rim (o paciente pode deixar de urinar ou urinar pouca quantidade), sangramentos pelo nariz, pela urina, pulmões ou estômago.
.
Como é feito o diagnóstico da doença? É possível que o médico realize o diagnóstico com razoável grau de certeza, através dos sintomas, história e exame do paciente, além de exames de sangue. A confirmação do diagnóstico de leptospirose, entretanto, é feita com exames específicos que dificilmente estão disponíveis em laboratórios comuns, sendo feitos em centros de referência. A confirmação não é urgente e não precisa ser feita para se poder começar o tratamento. O mais importante é diferenciar e excluir outras doenças que podem ser confundidas com a leptospirose, como septicemias (infecções generalizadas), doença meningocócica (meningite), dengue, hepatite, infecções no rim, febre amarela e malária. .
Existe tratamento para a leptospirose? O paciente pode melhorar e ficar curado sem qualquer tratamento. Para situações mais graves, o paciente deve ser internado para ser tratado com antibióticos, estabilizar a pressão arterial, melhorar a função do seu rim e evitar outras complicações.
.
Como se prevenir? Quando a exposição à água de enchentes, bueiros e fossas for inevitável, deve-se usar botas e luvas para evitar a penetração na pele da bactéria causadora da leptospirose. Alguns antibióticos podem prevenir a doença em pessoas que se expuseram ou irão se expor à contaminação. Essa medida não é totalmente eficaz e não pode ser usada de forma indiscriminada. A prescrição deve ser feita sempre por um médico. .
Existe vacina contra a leptospirose? Ainda não. Existem estudos de uma vacina contra a leptospirose, mas ainda não é ideal e eficaz para todas as situações e não está disponível na maioria dos países, incluindo o Brasil.
.
Como controlar a doença? O principal é ter controle dos ratos, fazendo desratização. Além disso, é necessário ter cuidado com o lixo, acumulá-lo em sacos plásticos bem fechados, recolhê-lo freqüentemente e evitar que alimentos caiam no chão ou perto de onde o lixo é coletado. É importante, também, melhorar as condições de saneamento básico - rede de esgoto e drenagem de águas das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário